Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo.
Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta.
O lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático..
Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas, também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada.
Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ressalta a importância da reciclagem para diminuir o volume de lixo e aumentar a vida útil do aterro.
fonte © Portal Ambiental.Indaiatuba
Comentários
Postar um comentário