Na primeira classificação realizada pelo Programa Pacto das Águas, referente ao período de 2009-2011, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Indaiatuba ocupa a 18ª posição, entre as 94 cidades paulistas com mais de 20 mil habitantes, que aderiram ao Pacto. Considerando apenas os 64 municípios dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a cidade é a 3ª colocada.
Criado em 2009, o Pacto das Águas envolve governos municipais, comitês de bacia e sociedade civil para apoiar o documento mundial Consenso da Água de Istambul (CAI), um conjunto de estratégias de políticas públicas pensadas em prol da gestão da água.
Por meio do Pacto das Águas São Paulo, dos cerca de 800 signatários do Consenso da Água de Istambul, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. Desses, 229 municípios definiram metas e completaram os procedimentos para apontar as 21 ações realizadas.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, “é a gestão local por uma causa global”. Os resultados obtidos pelos municípios e demais participantes certificados serão apresentados no Fórum de Marselha, em março deste ano.
As ações e metas foram avaliadas seguindo critérios estabelecidos na Resolução SMA 53/2010 e para fins de avaliação de desempenho no Pacto foram estabelecidas três categorias: municípios com até 20 mil habitantes (135 concorrentes), municípios com mais de 20 mil habitantes (94 concorrentes) e 21 Comitês de Bacia que se destaquem pela mobilização de seus municípios.
Dentro dos critérios avaliados, Indaiatuba recebeu nota máxima para os programas de Recuperação de Mata Ciliar, Proteção das Nascentes e Recuperação de Córregos Urbanos, ações realizadas em parceria Saae/Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente.
Na avaliação do superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Alcides Gaspar, essa classificação reflete o investimento constante que a autarquia realiza na valorização dos recursos hídricos do município. “Estamos trabalhando com afinco para que, na próxima classificação, Indaiatuba conquista posições ainda melhores”, enfatiza o superintendente.
Redatores: Sérgio Squilanti
Comentários
Postar um comentário