Pular para o conteúdo principal

Indaiatuba é a 18ª classificada no Pacto das Águas e a 3ª dos Comitês PCJ


Na primeira classificação realizada pelo Programa Pacto das Águas, referente ao período de 2009-2011, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Indaiatuba ocupa a 18ª posição, entre as 94 cidades paulistas com mais de 20 mil habitantes, que aderiram ao Pacto. Considerando apenas os 64 municípios dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a cidade é a 3ª colocada.
Criado em 2009, o Pacto das Águas envolve governos municipais, comitês de bacia e sociedade civil para apoiar o documento mundial Consenso da Água de Istambul (CAI), um conjunto de estratégias de políticas públicas pensadas em prol da gestão da água.

Por meio do Pacto das Águas São Paulo, dos cerca de 800 signatários do Consenso da Água de Istambul, representando 49 países, 598 são do Estado de São Paulo. Desses, 229 municípios definiram metas e completaram os procedimentos para apontar as 21 ações realizadas.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, “é a gestão local por uma causa global”. Os resultados obtidos pelos municípios e demais participantes certificados serão apresentados no Fórum de Marselha, em março deste ano.

As ações e metas foram avaliadas seguindo critérios estabelecidos na Resolução SMA 53/2010 e para fins de avaliação de desempenho no Pacto foram estabelecidas três categorias: municípios com até 20 mil habitantes (135 concorrentes), municípios com mais de 20 mil habitantes (94 concorrentes) e 21 Comitês de Bacia que se destaquem pela mobilização de seus municípios.

Dentro dos critérios avaliados, Indaiatuba recebeu nota máxima para os programas de Recuperação de Mata Ciliar, Proteção das Nascentes e Recuperação de Córregos Urbanos, ações realizadas em parceria Saae/Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente.

Na avaliação do superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Alcides Gaspar, essa classificação reflete o investimento constante que a autarquia realiza na valorização dos recursos hídricos do município. “Estamos trabalhando com afinco para que, na próxima classificação, Indaiatuba conquista posições ainda melhores”, enfatiza o superintendente.
Redatores: Sérgio Squilanti


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba