Pular para o conteúdo principal

SAAE INDAIATUBA, COMDEMA, FIEC E SEMURB RECUPERAM NASCENTE NO VALE DO SOL

No dia 28 de março de 2018 o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (FIEC) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), promoveu a limpeza e o plantio de mudas no entorno da nascente localizada na região do Vale do Sol.
As nascentes são afloramentos naturais do lençol freático que dão início a um curso d’água’, e sua preservação é de vital importância para manter a qualidade e quantidade da água.
O plantio foi feito por alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) dos cursos de Química e Meio Ambiente, que primeiro foram ao auditório localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Vila Avaí, onde a professora da Fiec e membro do Condema, Simone dos Santos Siqueira, falou sobre as ações do Programa Rejuvenascentes, idealizado por ela e conta com o apoio de todos os órgãos citados acima, seguida pela  apresentação do professor Marco Antonio Secco, que falou sobre o funcionamento do Conselho; Juliano Rufini, do Saae, interlocutor suplente do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo do estado de São Paulo, que apresentou as diretivas e finalidade do programa; finalizando com o tecnólogo em Gestão Ambiental, Ildo de Sousa Dias, também do Saae e responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente promovido pela autarquia e pela Semurb.
Também estavam presentes o superintendente do Saae, Sandro de Almeida Coral e o vereador e vice-presidente do Comdema, João de Souza Neto “Januba”,
Logo após as palestras, os alunos foram para o local da nascente, no Vale do Sol para realizar o plantio e conhecer de perto a nascente e a importância de sua manutenção. O secretário da Semurb, Leandro Dias de Souza e Guilherme Magnuson, também funcionário da secretaria e interlocutor do PMVA, estavam no local auxiliando no plantio.
RECUPERAÇÃO DE NASCENTES
Em maio de 2015 o Saae contratou uma empresa especializada, a Planegeo Consultoria, Diagnóstico Ambiental e Serviços Geológicos para realizar estudo e levantamento para a identificação e caracterização de afloramentos do lençol freático, nascentes, olhos d’água intermitentes e canal de drenagem das bacias hidrográficas que integram a rede hidrológica de Indaiatuba. E a partir deste estudo, vem fazendo um trabalho para manter e recuperar as nascentes do município.
REJUVENASCENTE
O Projeto Rejuvenascente elencará 30 nascentes de fácil acesso escolhendo duas para a prática de aula dos alunos, sabendo-se que Indaiatuba possui muitas nascentes e de diferentes características. Após as visitas serão elaborados relatórios contemplando o tema Águas Subterrâneas e Preservação das Nascentes possibilitando o estudo mais aprofundado enfatizando a responsabilidade socioambiental da FIEC e propiciando aos alunos a apropriação de novos conhecimentos através de competências e habilidades empíricas qualificando-os para o mundo do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba