O SAAE e a Prefeitura mantém em conjunto o Projeto Biodiesel Urbano, que dá a destinação correta para o óleo de cozinha usado, convertendo-o em biocombustível. Instalada em junho de 2006, a Usina de Biodiesel de Indaiatuba é pioneira, no mundo, na produção desse tipo de combustível, que não polui o meio ambiente nem a atmosfera.
♻ Não despeje óleo em pias, ralos, bueiros ou guias de calçada. Além de provocar o entupimento de encanamentos, cada litro de óleo descartado de forma incorreta e que chega a um manancial polui um milhão de litros de água e, ainda, dificulta e encarece o tratamento de esgotos.
♻ Despejar o óleo sobre o solo ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve a questão, pois cria uma camada impermeável sobre a superfície, o que facilita a ocorrência de enchentes e pode poluir as águas do subsolo que vão alimentar os rios.
♻ Após utilizar o óleo, armazene-o em uma garrafa PET e lembre-se de sempre fechar bem, para evitar vazamentos. Depois, deposite esta garrafa em um dos ecopontos espalhados pela cidade. Se a quantidade separada for maior que 5 litros, entre em contato pelo telefone 0800 77 22 195, informando corretamente o local, para se fazer a retirada.
Comentários
Postar um comentário