Pular para o conteúdo principal

Faculdade Max Planck lança o curso Técnico em Meio Ambiente

Serão 120 vagas destinadas para estudantes do ensino médio

A UniFAJ – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba (Grupo UniEduK) também oferece, agora, o curso técnico em Meio Ambiente na modalidade


presencial. Vão ser 120 vagas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso é destinado a quem está cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio ou já o tenha concluído.

Com duração mínima de 18 meses (1.200 horas), o curso técnico em Meio Ambiente prepara o estudante para atuar em áreas como estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; aterros sanitários; empresas prestadoras de serviços; cooperativas e associações etc.

Ao final do curso, o habilitado em Técnico em Meio Ambiente estará apto a propor medidas para minimizar impactos e recuperar ambientes já degradados; controlar e identificar o potencial poluidor de processos produtivos; gerenciar e monitorar os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambiental em estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos e executar análises físico-químicas e microbiológicas.

O profissional formado pela UniFAJ também será capaz de avaliar as intervenções antrópicas e utilizar tecnologias de prevenção, correção e monitoramento ambiental; realizar levantamentos e campanhas de monitoramento e educação ambiental; identificar tecnologias apropriadas para o processo de produção racional e cuidados com o meio ambiente; operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos; executar análises de controle de qualidade ambiental, entre outros.

A partir do eixo tecnológico Meio Ambiente e Saúde, o estudante estudará disciplinas relacionadas a Avaliação de Impactos Ambientais; Educação, Ambiente e Sociedade e Geotecnologias Ambientais.

A metodologia de ensino aplicada será no mesmo formato das aulas dos cursos de graduação do Centro Universitário que possui nota máxima no MEC e prioriza o aprendizado baseado nas habilidades e competências do aluno que se torna o protagonista do seu estudo.

O principal objetivo da UniFAJ é propiciar oportunidades educacionais para a população local e regional por meio de cursos de formação profissional e de requalificação para o trabalho a fim de aumentar as chances de sucesso pessoal e profissional do aluno. Para tanto, o Centro Universitário de Jaguariúna mantém-se atento não apenas às necessidades do mercado de trabalho, mas também às perspectivas futuras do país, dos empresários e dos profissionais da área de modo a atender a demanda por profissionais capacitados a ingressar no mercado de trabalho exigente, qualificado e desafiador.

Os interessados já podem acessar o site da UniFAJ (www.faj.br) e realizar a inscrição. Para matrícula, não é necessário realizar qualquer tipo de prova, apenas preencher os requisitos obrigatórios e apresentar os documentos necessários. O valor da mensalidade é de R$ 265,42 (parcelamento em 24 vezes).

Requisitos de acesso
A matrícula no curso Técnico em Meio Ambiente se destina aos candidatos egressos do Ensino Médio ou candidatos que estejam cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba