Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA E CORPUS APRESENTAM NOVO PLANO DE COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES EM INDAIATUBA

 Coleta de lixo terá mudanças em mais de 60 bairros

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a cidade terá um novo plano de coleta de resíduos domiciliares a partir do próximo dia 15. Algumas regiões terão a frequência da coleta ampliada de dois para três dias na semana. Mais de 60 bairros sofrerão mudanças nos dias e horários do recolhimento de lixo. A proposta é melhorar ainda mais a prestação do serviço e acompanhar o desenvolvimento do município. Todas as informações estão disponíveis no link: www.corpus.com.br/coletaindaiatuba.

As melhorias foram solicitadas pelo prefeito Nilson Gaspar para suprir a demanda dos loteamentos formados nos últimos anos. “A cidade está crescendo e temos muitos bairros novos que já eram atendidos pela coleta de lixo domiciliar, mas que agora terão o serviço ampliado para acompanhar a necessidade crescente dessas regiões. Gosto sempre de ressaltar que nosso planejamento de trabalho é voltado para o desenvolvimento sustentável, para que Indaiatuba cresça mantendo a qualidade de vida de nossa população”, explicou.

As datas de coleta serão ampliadas de dois para três dias por semana em 18 bairros: Jardins do Império; Jardim Veneza; Nova Veneza; Jardim Residencial Sabiás; Europark Comercial; Jardim Residencial Terra Nobre; Altos da Bela Vista; Jardim Vila Paradiso, Jardim Amstalden Residence; Jardim Residencial Maria Dulce, Jardim Residencial Dona Lucila; Dona Maria José Residencial; Recanto Campestre Aldrovândia; Jardim Morumbi; Terra Magna; Brescia Residencial; Mosteiro de Itaici e Caminho da Luz. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente pede aos indaiatubanos que fiquem atentos às mudanças. Cada munícipe pode ajudar a manter a cidade mais limpa colocando o lixo para fora somente nos dias específicos e no início de cada turno de coleta em seu bairro, às 6h para o período diurno e às 17h para o recolhimento noturno. Aos sábados, o turno da noite inicia uma hora mais cedo, às 16h.

Embalar corretamente o lixo também é uma forma da população colaborar, cuidando da saúde e da segurança dos coletores. Para evitar acidentes durante a realização do serviço, a dica é colocar agulhas e cacos de vidros dentro de uma garrafa pet ou em demais embalagens rígidas (como as de produtos de limpeza), visando impedir o contato direto dos profissionais com o material perfurocortante. 

Para a coleta seletiva, a Secretaria de Serviços Urbanos lembra que a cidade possui mais de 35 ilhas ecológicas para o descarte de matérias recicláveis como papéis e papelão, latas de alumínio, plásticos em geral, vidros, isopor, entre outros. É possível ainda depositar óleo de cozinha usado, desde que acondicionado em garrafa pet e bem vedado para não vazar.

A municipalidade oferece gratuitamente a destinação de materiais inertes, como entulhos de obras, podas, matérias, eletroeletrônicos e grandes objetos no Ecoponto João Pioli, que fica na avenida Artes e Ofícios. O local funciona todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 7h às 19h.

 

NOVO CRONOGRAMA DE COLETA DOMICILIAR

(Os bairros não relacionados, permanecem com a coleta inalterada.)

PERÍODO NOTURNO

Segunda a sexta - a partir das 17h 

Sábado - a partir das 16h 

Segunda, quarta e sexta-feira

Distrito Industrial; Jardim Flórida; Vila Costa e Silva; Recreio Campestre Joia; Jardim do Sol; Jardim Nely; Jardim Oliveira Camargo; Vila Brizzola; Jardim Rêmulo Zoppi; Jardim Nova Indaiá; Jardim Pedroso; Vila São José; Jardim Belo Horizonte; Jardim Adriana; Jardim Pompeia; Jardim Califórnia; Jardim do Vale; Vila Bergamo; Bartolomai; Jardim Bom Princípio; Jardim Pau Preto; Jardim Umuarama; Jardim Santa Cruz; N. Hab. Brd. Faria Lima (CECAP); Jardim Eldorado; Vila Mariana; Jardim Kyoto; Jardim Patrícia; Jardim Tropical e Vila Mercedes.

Terça, quinta e sábado

Vila Todos os Santos; Jardim Europa; Vila Suíça; Centro; Jardim Bela Vista; Jardim Dom Bosco; Vila Areal; Jardim Maringá; Vila Avaí; Chácaras Areal; Chácara Belvedere; Portal das Acácias; Vila Panorama; Jardim Res. Santa Clara; Jardim Maison Du Parc; Jardim Vila Romana; Vila Borghese; Jardim Regente. 

 

PERÍODO DIURNO

A partir das 06h

Terça, quinta e sábado

Jardim Res. Sabiás; Jardim Res. Maria Dulce; Jardim Montreal Residence; Europark Comercial; Jardim Res. Dona Lucilla; Mosteiro de Itaici; Campo Bonito; Dona Maria José Residencial; Caminho da Luz; Jardim Res. Terra Nobre; Rec. Campestre Aldrovandia; Jardim Esplanada I; Altos da Bela Vista; Jardim Morumbi; Jardim Esplanada II; Jardim Vila Paradiso; Terra Magna; Colinas de Indaiatuba; Jardim Amstalden Residence; Brescia Residencial; Residencial Beira da Mata.

Segunda, quarta e sexta-feira

Jardins do Império; Jardim Veneza; Nova Veneza; Jardim Regina; Jardim Monte Verde; Jardim Portal do Sol; Jardim Park Real

Segunda e quinta-feira

Museu da Água / Marginal Sul (plastek / Museu da Água) / Plastek; Chácaras Alvorada; Helvetia Country

Terça e sexta-feira

Sítios de Recreio Colina; Traviú

 

 


 

Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba