Equipe do Laboratório faz controle de presença de bactérias, algas, entre outros para avaliar o equilíbrio físico/químico do manancial
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), entre outras atividades, por meio da equipe do laboratório de Hidrobiologia, que fica na Estação de Tratamento de Água, do bairro Pimenta (ETA III), realiza o trabalho de coleta e análise da água bruta do Município. As ações são realizadas semanalmente, às segundas, quartas e quintas-feiras, em diversos pontos. De acordo, com o Biólogo do Saae, Thiago da Mata, um dos principais objetivos é por meio das coletas e analises verificar a presença de bactérias, identificar algas e monitorar a qualidade da água bruta.
“Com as análises laboratoriais é possível executar uma gama de serviços analíticos laboratoriais para atender as regulamentações ambientais. Nossos relatórios ambientais ajudam a demonstrar que está operando de maneira ambientalmente responsável e permite dar prioridade a um plano de ação para reduzir o seu impacto ambiental, se for necessário”, explica, Thiago.
Ainda segundo o Biólogo, a qualidade da água pode ser representada através de diversos parâmetros, que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. Por exemplo, os Parâmetros físicos identificam cor, turbidez, sabor, odor, temperatura, já os químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micropoluentes orgânicos e inorgânicos. No caso do Parâmetros biológicos são organismos indicadores, algas, bactérias.
O Laboratório avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos), através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente.
Vale ressaltar que o Laboratório de Águas do Controle de Qualidade do SAAE avalia a condição dos corpos hídricos existentes (poços, nascentes, rios, córregos) e da água tratada distribuída à população de Indaiatuba, através de coletas e análises, de acordo com a legislação vigente. E possui implantada a norma que rege o sistema de gestão de qualidade em laboratórios a ABNT NBR ISO/IEC 17025, garantida por auditorias internas anuais e por avaliações do INMETRO.
COVID-19
Uma das grandes necessidades apresentadas em meio à pandemia global causada pelo novo Coronavírus é o fornecimento contínuo de água tratada de qualidade à população.
Na fase pandêmica a continuidade das operações e processos essenciais de tratamento e distribuição de água tratada é plenamente garantida pelo Saae nos diferentes setores de operação nas ETAs, de Manutenção e Administrativo, onde rigorosas normas de limpeza e desinfecção são empregadas.
FOTO: DCS/Saae
Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas, também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...
Comentários
Postar um comentário