Pular para o conteúdo principal

Exposição “Origem e Propósitos” é inaugurada no Museu da Água em Indaiatuba

 A visita tem início na Nave Estelar H2O Galáctica com a recepção da Capitã Vida, que convida os visitantes para uma viagem, através da realidade virtual 

 

A nova exposição do Museu da Água intitulada “Origem e Propósitos” foi inaugurada nessa terça-feira (5). O evento contou com a presença do prefeito Nilson Gaspar, o superintendente do Serviço Autônomo de Água Esgotos (Saae), Eng. Pedro Claudio Salla, presidente da Câmara, Vereador Jorge Luis Lepinsk, o Pepo, autoridades e imprensa. A Exposição será aberta para o público a partir de sábado (9). A entrada é gratuita.

 

Idealizada pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e pelo Saae, com a monitoria do Instituto Acqua Brasil, a Mostra traz um circuito expositivo sensorial e interativo que conduz o público através de uma viagem que começa na origem do universo e chega no presente momento do planeta, mostrando a importância de mudanças em nosso modo de viver neste planeta, através da conscientização e práticas de consumo consciente.

 

Para o superintendente da Autarquia essa “repaginada” no Museu vai de encontro com as mudanças climáticas que estamos presenciando, onde cuidar do nosso Planeta e do nosso bem mais precioso a água se tornou fundamental. “De uma forma lúdica a Exposição “Origem e Propósito” explica para todas as idades como tudo começou e como devemos agir hoje visando a proteção futura do nosso Planeta. É uma viagem para todas as idades, eu recomendo”, comenta o superintendente. 

 

O prefeito Nilson Gaspar, salientou os investimentos que foram feitos ao longo dos últimos anos para garantir a qualidade de vida da população e do Município e lembrou que agora é necessário informar, porque para ser consciente é preciso ter conhecimento. A Exposição tem o intuito de informar e esclarecer. “Tenho muito orgulho em ter inaugurado o Museu da Água quando fui superintendente do Saae e agora como prefeito poder trazer uma exposição com um conteúdo tão atual, que mostra a nossa responsabilidade com a preservação e o uso consciente da água deve partir apenas do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas a população também pode ajudar com atitudes simples e mudanças de hábitos” afirma o prefeito. 

 

“Origem e Propósitos”

 

A visita tem início na Nave Estelar H2O Galáctica com a recepção da Capitã Vida, que convida os visitantes para uma viagem, através da realidade virtual para conhecer e vivenciar a história da origem e evolução do universo, uma extraordinária aventura com a formação de galáxias, planetas e o início da vida.

 

Em seguida o público vai assistir ao emocionante filme "Nossa Casa", um passeio pelas belezas naturais do planeta, que tem como foco a responsabilidade da preservação ambiental e a importância do respeito à vida, finalizando com a rica diversidade humana.

Chegamos às consequências da nossa ação no planeta através de uma breve história sobre a evolução do consumo e os impactos negativos de uma sociedade sem consciência sustentável 

 

Ao final desta jornada o público encontra uma mesa Interativa intitulada "Soluções" onde a experiência de atuar de maneira lúdica e tecnológica, corrigindo ações humanas e salvando a natureza ao mesmo tempo poderá ser vivenciada.

Toda essa viagem acontece no extraordinário espaço do Museu da Água de Indaiatuba, que abriga arquitetura moderna e uma belíssima floresta remanescente de mata atlântica e cerrado.

“Indaiatuba, como muitas cidades 

 



"ORIGEM E PROPÓSITOS" é diversão e informação garantida para toda a família pois seu conteúdo inicialmente voltado ao público jovem e infantil, também apaixonará adultos de qualquer idade, proporcionando reflexão e aprendizado através de uma experiência única e inesquecível.

 

Vale lembrar que tanto a sala histórica, o passeio na trilha e a galeria hidrográfica continuam abertas e completam a experiência.  

 

MUSEU DA ÁGUA

Rua do Museu, 205 – Bairro Tombadouro, CEP: 13.338-790 – Indaiatuba – SP

Aberto de terça a domingo das 9h às 16h 

Sessões da exposição a cada 20 minutos em grupos de oito pessoas

Gratuito

 

FOTOS: Marco Matos - DCS     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba