A cidade é dividida em duas zonas de abastecimento: Zona Norte e Zona Sul. Isso acontece em razão da localização geográfica dos mananciais que abastecem a cidade.
Entenda o funcionamento:
A Zona Norte é abastecida por três mananciais: Rio Capivari-Mirim, Represa do Cupini (nascentes) e Represa do Morungaba (córrego Santa Rita). Através das Estações de Captação de Água Bruta, a água é levada para a Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada na Vila Avaí, que trata e distribui para os Centros de Reservação (CR) ETA 1, Mato Dentro, Jardim América e Jardim Regente, que redistribuem para outros reservatórios menores, formando uma rede de distribuição integrada com 30 reservatórios no total. A ETA 4, no Jardim Brasil, serve como reforço de abastecimento para o bairro e adjacências.
A Zona Sul é abastecida por quatro mananciais: Ribeirão Piraí, Córrego do Barrinha e Rio Jundiaí, em que a água é tratada na ETA 3, no Bairro Pimenta, e enviada para o CR Recreio Campestre Jóia (ETA 2), que distribui para outros grandes reservatórios regionais (CR Campo Bonito, CR Lauro Bueno de Camargo e CR Morada do Sol) e depois para outros menores.
O Córrego do Barnabé é o quarto manancial que abastece a Zona Sul. Sua água é tratada na ETA 5, no Jardim Morada do Sol, e, além de abastecer a parte baixa deste bairro, serve também de reforço para o CR Morada do Sol, colaborando com o abastecimento dos bairros Jd. dos Colibris, Jd. Lauro Bueno, Jd. Monte Verde, Jd. São Conrado, Jd. Portal do Sol e Campo Bonito. No total, 27 reservatórios abastecem a Zona Sul da cidade.
Comentários
Postar um comentário