Pular para o conteúdo principal

Em comemoração ao Dia Mundial da Água Saae lança campanha “Valorizar a Água é Preservar a Vida”

 


Proposta é destacar a importância do Córrego do Barnabé e notabilizar os mananciais  

Em 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água com o tema “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) destaca esse ano, a importância dos mananciais de Indaiatuba, com destaque ao Córrego do Barnabé, curso hídrico que mantém a preservação do meio natural do Parque Ecológico de Indaiatuba, um dos principais pontos turísticos do Município e que completa, em 2022, 30 anos de sua inauguração. O Parque Ecológico foi projetado pelo arquiteto e designer, Ruy Ohtake.

 

A proposta da Autarquia, a partir deste tema, é mostrar à população a necessidade da consciência ambiental e a preservação e proteção dos recursos hídricos do planeta e contar um pouco da história do Córrego do Barnabé, que em seus 11 quilômetros de extensão, atravessa todo o Parque Ecológico e desagua no seu afluente, o Rio Jundiaí. A união deles transformou o local em um dos cartões postais da cidade. 

 

QRCode

Para a divulgação da Campanha “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, o departamento de Comunicação do Saae desenvolveu uma cartilha sobre o Córrego que estará disponível digitalmente nas peças publicitárias e mídias sociais da autarquia, através de um QRCode (código de resposta rápida). Com isso, o material institucional poderá ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares. A ideia do QR Code vem de encontro com a proposta do Saae com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes e sustentáveis para informar sem necessidade de utilizar papel.

 

Mananciais

Indaiatuba tem sete mananciais para abastecimento. Além do Córrego do Barnabé, tem a Represa no Rio Capivari-Mirim, Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e Rio Jundiaí.

 

Mas é a partir do Córrego do Barnabé que é possível pensar como tudo começou e porque ele faz parte do desenvolvimento de Indaiatuba. Segundo consta na cronologia do Município, no século XVIII, foi na foz do Córrego, que nasceu a cidade de Indaiatuba, quando o manancial era conhecido como Ribeirão Votura. 

 

A cidade cresceu e hoje ao entorno do Parque Ecológico, cortado pelo Córrego Barnabé, se ergueram prédios, residências, comércios, a Prefeitura de Indaiatuba e muitos pontos conhecidos do Município, transformando o local em um espaço para diversas vertentes de lazer, cultura e esportes. O espaço é um dos pontos preferidos de encontro de amigos e famílias.

 

O tema água tem sido debatido há anos e precisa continuar sendo ressaltado para que as próximas gerações saibam valorizar esse bem tão precioso. O Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, ressalta que a água é o recurso natural mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta. “Nosso objetivo quando destacamos o Córrego do Barnabé nessa campanha, é reforçar para todas as gerações a importância de todos preservarem e cuidarem dele, que está todo em perímetro urbano e mais sujeito ao lixo e aos descartes irregulares que acabam poluindo”, destaca Salla. 

 

O superintendente faz ainda um alerta: “Vamos pensar como seria nossa vida se não tivéssemos água para beber, cozinhar e tomar banho. A água faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta. Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza”, conclui.

 

Plantio

Para marcar da data em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, terça-feira, o Saae e a Prefeitura de Indaiatuba promovem um plantio de árvores com os alunos da EMEB Prof. João Batista de Macedo. A previsão é que participem 60 crianças do 5º ano (Fase Inicial). 

 

FOTOS: DCS/ Saae

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba