Indaiatuba não tem uma chuva expressiva há mais de 40 dias, quando o pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA III), no Bairro Pimenta, no dia 1º de junho marcou uma precipitação de 26,6 milímetros. A somatória do mês de junho teve um índice de precipitação muito baixa: foram 39,7 milímetros, 50% abaixo da média dos últimos 10 anos.
⚠ Apesar de ter chovido um pouco mais que em 2021, quando tivemos um dos anos mais secos registrados, os índices de precipitação mensais este ano foram baixos, comparando a média com os anos anteriores. Isso reforça a importância do planejamento a longo prazo, para se ter um sistema de abastecimento que possa manter a população abastecida com água potável, e minimizar os efeitos das mudanças climáticas que tem se acentuado.
➡ O Consórcio PCJ (Consórcio formado pelos municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) tem alertado de que a estiagem será ainda muito severa, e para minimizar os problemas de abastecimento que possam ocorrer, o SAAE enfatiza as campanhas que estão sendo realizadas: “Valorizar a Água é Preservar a Vida”, com dicas de economia, e “Cada Gota faz diferença. Economize água”, que alerta para o período de estiagem. Ambas têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso responsável da água, principalmente no período de seca.
💧 A economia no consumo de água tratada minimiza os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais, uma vez que se reduz o volume de água a ser captada e tratada, o volume de esgotos a serem coletados e tratados e o consumo de energia elétrica e produtos químicos.
Saiba mais: https://mla.bs/65acb387
Comentários
Postar um comentário