Pular para o conteúdo principal

SERVIÇOS URBANOS E SAAE IMPLANTAM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA NO BOSQUE DO SABER

 quipe avalia eficiência do projeto de utilização de água de reuso em prédios públicos 

 



A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) trabalham em projeto para uso de água de chuvas em prédios públicos. O projeto é uma das ações desenvolvidas por Indaiatuba dentro da diretiva Gestão das Águas do Programa Município VerdeAzul. A proposta é avaliar a eficiência do sistema de reuso de água instalado na Escola Municipal Bosque do Saber, para reduzir o consumo de água potável. O projeto é utilizado para a irrigação de jardins, lavagem de pátios e descarga de sanitários. Ações como esta renderam à cidade a 19ª posição no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas de 2021, divulgado pelo Governo do Estado na semana passada.

No Bosque do Saber, a captação é feita nos telhados do prédio com a utilização de calhas que direcionam a água da chuva para um reservatório instalado no lado externo.  O sistema implantado no local tem capacidade para armazenar 5 mil litros. 

Conforme explicou o técnico do Saae, Adriano Prochowski, a ideia de fazer a captação e utilização da água da chuva nos prédios públicos foi motivada pela necessidade de se buscar formas alternativas para obtenção de água, que está cada vez mais escassa no mundo inteiro. “É um sistema relativamente simples, mas que leva à diminuição da demanda de uso de água potável e gera economia ao município. Armazenar a água de chuva em reservatórios diminui o volume de água nas galerias pluviais e ainda ajuda a evitar enchentes. A ação também proporciona a consciência ecológica entre as pessoas, fazendo com que essa prática seja replicada em mais lugares”, reforçou.

Os trabalhos começaram em 2019 e, inicialmente, a água coletada era utilizada apenas para a lavagem do pátio e na irrigação das plantas. Nas primeiras observações, notou-se que nos meses mais chuvosos não se utilizava muita água para irrigação e também diminuía a lavagem dos pátios, razão pela qual em 2020 foram realizadas adaptações técnicas no sistema para ampliar a utilização do mesmo nas descargas do prédio e possibilitar o aproveitamento contínuo da água coletada, principalmente nos períodos chuvosos.

Com o objetivo de avaliar a eficiência do sistema, entre os meses de janeiro a dezembro de 2021 foram feitas medições para calcular a economia de água proporcionada pelo sistema de coleta e reservação de água de chuva no Bosque. “Estamos comparando o volume de água consumida antes e depois da instalação do sistema de captação de água de chuva, e avaliando sua eficiência quanto à distribuição da água para as áreas internas e externas do prédio”, avisou.

A partir dos resultados, a equipe responsável pela execução do projeto poderá verificar a possibilidade de otimização ou ampliação do projeto e sua viabilidade para atender mais prédios públicos.

 

Foto: Divulgação RIC/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba