Pular para o conteúdo principal

SAAE INICIA MAIS UMA ETAPA DA ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE PERDAS



 O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), visando a atualização do Plano Diretor de Combate as Perdas, realizou a instalação de aparelho DataLoger para determinação de parâmetros de vazão e pressão da rede de distribuição de água tratada. A ação foi feita  via contrato com a empresa Allevant Engenharia e Consultoria LTDA que é responsável por elaborar a atualização do Plano que irá nortear as ações a serem executadas para reduzir as perdas no município.

Os aparelhos para medição são instalados por um profissional do Saae, em diferentes residências por determinadas regiões do município e permanece por uma semana coletando e armazenando dados para depois serem analisados pela equipe técnica responsável pela atualização do Plano Diretor.

Etapas

As etapas que deverão ser executadas são:  a atualização do cadastro técnico, determinação de parâmetros de vazão e pressão, estudos de setorização, estudos para melhoria da macromedição, gerenciamento de pressões, programação dos serviços de pesquisa de vazamentos, determinação dos indicadores de perdas, diagnóstico e estudo para readequação e melhoria das unidades operacionais, diagnóstico do parque de hidrômetros e estudos para melhoria da gestão de micromedição, diagnóstico do estado das tubulações e descrição de ações de melhoria, atualização e calibração do modelo hidráulico computacional, definição de metas, indicadores de controle, planos de ação, relatórios de acompanhamento e relatório final.

Combate às Perdas

A perda de água nos sistemas de abastecimento é basicamente a diferença entre o volume produzido nas Estações de Tratamento (ETAs) e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis.

Essa diferença ocorre por diversos fatores, mas principalmente com os vazamentos, ligações clandestinas e irregulares e submedição de consumo causado por hidrômetros muito antigos.

Essas perdas de água causam impactos negativos ao meio ambiente e ao faturamento das empresas de abastecimento.

O Saae está constantemente investindo em ações para diminuir essa perda, como a substituição de redes antigas para diminuir os vazamentos, manutenção de um parque de hidrômetros atualizado, setorização do município com macro medidores, instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP) e acompanhamento através do Centro de Controle de Operações (CCO) de todo sistema de abastecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba