Pular para o conteúdo principal

Saae Indaiatuba comemora 55 anos com programações no Dia Mundial da Água

 


No dia 22 de março, Parque do Mirim e Museu da Água sediam plantio, corrida noturna e peça teatral

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) dará início às comemorações de seus 55 anos de história no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A data foi escolhida por sua importância na conscientização do uso racional e sustentável desse recurso.

O Parque do Mirim receberá o plantio de 100 mudas de árvores nativas, que será realizada pelo setor de Meio Ambiente do Saae em parceria com a gravadora Botânica Beats e o Coletivo de Gerenciamento Artístico, Nomadj. À noite, é dada a largada para a corrida noturna de conscientização sobre a importância da água, organizada pela Méskle Sports, com realização da Track&Field e Porto, e apoio do Saae, da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes.

O Museu da Água não fica de fora da festa, e também do dia 22 de março recebe duas sessões do teatro “Labirinto de Heróis”, às 10h e às 14h, produzida pela Lumax Produções. A peça infantil une arte, música e conscientização social para falar sobre a importância da proteção ao meio ambiente e do valor da amizade. A apresentação contará com intérpretes de Libras e monitores para garantir acessibilidade a todos os públicos. O projeto da MANN+HUMMEL conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, da MM Produções e da Favorita Cultura & Esporte. A iniciativa visa democratizar o acesso ao teatro e fortalecer valores essenciais para a construção de uma sociedade mais empática e solidária.

Além de marcar os 55 anos do Saae, todas as atividades são planejadas para conscientizar sobre o uso racional da água e a importância do convívio harmônico entre sociedade e natureza. Confira a agenda completa do dia:

Parque do Mirim
16h | 
Plantio de 100 mudas
19h | Cerimonial em comemoração aos 55 anos do Saae e Dia Mundial da Água
20h | Largada da corrida noturna

Museu da água
10h e 14h | 
Teatro “Labirinto de Heróis”, em duas sessões

 

A história do Saae

Até o início das atividades do Saae, em 1970, apenas algumas residências de Indaiatuba eram abastecidas por um sistema simples de distribuição de água. Esses imóveis recebiam águas da represa do Cupini (onde hoje está o Museu da Água), que passavam por um processo simples de captação e desinfecção. Já em 1971 se iniciam as obras de um novo Sistema de Abastecimento, composto por uma Estação de Tratamento de Água (a ETA I, na Vila Avaí) e dois reservatórios. A partir daí o Saae não parou mais: hoje a autarquia atende a cidade com três ETAs (além de uma quarta em construção), 80 milhões de litros tratados todos os dias e dezenas de reservatórios.

Ao longo das décadas, o objetivo do Saae se manteve o mesmo: levar qualidade de vida à população de Indaiatuba. Com compromisso, inovação e responsabilidade, construindo uma história de trabalho e dedicação, garantindo Água tratada e saneamento para milhares de famílias.

Cada cidadão faz parte dessa trajetória, e o Saae agradece a confiança e parceria construída ao longo desses 55 anos. Um passado de conquistas nos inspira a seguir em frente com a mesma missão: oferecer qualidade de vida e sustentabilidade para todos os moradores de Indaiatuba.

#PraTodosVerem: Imagem aérea do Parque do Mirim. Vemos a represa do rio Capivari-Mirim, a pista de caminhada, playground, quiosques e muita área verde.

REDATOR: Matheus Kleim – DCS/Saae

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Pontos de Coleta - Eco-Pontos de Coleta Seletiva

Coleta Seletiva INDAIATUBA Pontos de Coleta Eco-Pontos de Coleta Seletiva 1-Novo Eco-Ponto Rua: Maria Paratello Barnabé (Praça Da Mercedes)- Vila Mercedes 2-Emeb: Janette Vieira Vaqueiro Rua Alexandre Ratti N° 28- V. Brizolla 3-Emeb. Maria João de Campos. Rua Silvio Talli. (Praça Ana M. Ambiel Barnabé) J. Califórnia. 4-Emeb. Yolanda Steffen. Rua Alzira Barnabé, Nº 118- Jd. Tropical 5-Emeb. Wellington Lombardi Soares. Rua Tamoio, Nº 716- Jd. Camargo Andrade. 6-Emeb: João Emilio Angelieri. Rua Teotônio Vilela, Nº 146 – J. Itamaracá. 7-E. E. Prof.ª Maria Cicília Infanger Rua Pedro de Toledo Em Frente O Nº 2300 – Vila Havaí 8-Emeb. Prof. Antonio Luiz Balaminutti. Rua Ricieri Delboni N°310 - Pq Res. Indaiá. 9-Novo Eco-Ponto Rua Av. Eng.º. F. Roberto Barnabé, Em Frente Estacionamento Pq. Ecológico 10-Emeb. Aparecido Batista Dos Santos. Rua Luis Delboni - Jd. São Francisco. 11-Emeb. Nizio Vieira. Rua- Jordalino Pietro Bom, 238 – Jd. M. Do Sol. 12-Emeb. Elizabeth...