Proposta é estender o projeto para calçadas de prédios públicos e viário urbano
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, montou o primeiro “Espaço Árvore” do município. A novidade pode ser conferida na calçada do Cemitério da Candelária, na rua XV de Novembro, em frente ao Shopping Jaraguá. Projeto conta com seis árvores, sendo quatro da espécie pata-de-vaca e dois ipês brancos.
De acordo com o secretário da pasta, Leandro Dias de Souza, a finalidade de criar espaços como este é proteger e preservar a árvore, com uma demarcação específica para ela, o que possibilita que haja maior e melhor área para adequação das raízes. As vantagens são muitas, como o aumento da infiltração da água no solo; minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do sol; retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo; aumento da fixação da base da árvore; reabastecimento do lençol freático e do embelezamento da cidade.
O “Espaço Árvore” tem como medidas mínimas a largura de 40% da largura da calçada e o comprimento precisa ser o dobro da metragem da largura, sempre respeitando as medidas de passeio de pedestres que garantem a acessibilidade.
Comentários
Postar um comentário