Pular para o conteúdo principal

SAAE INDAIATUBA APRESENTA PROJETO PIONEIRO PARA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO PELA INDÚSTRIA

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), reuniu na manhã de terça-feira (1), representantes de indústrias que utilizam grande quantidade de água tratada em seu processo produtivo. O foco da reunião foi apresentar um projeto pioneiro, do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), para utilização de Água de Reuso no processo de produção. Na primeira fase, a partir de fevereiro de 2020, será distribuída por caminhão pipa e posteriormente através de adutoras porta a porta para cada empresa, que é o grande diferencial do projeto. Indaiatuba será a primeira cidade regulada pela Ares PCJ, a ter tarifa de água de reúso.
“O objetivo do encontro com os empresários além de apresentar o Projeto de Reúso de Água é o de conscientização quanto a essa nova alternativa”, explica Gaspar. O superintendente do Saae, lembra que os benefícios de água de reúso, vão além da economia. Desde 2018 o tema tem sido considerado como plano de ação visando o meio ambiente e a sustentabilidade de Indaiatuba”, lembra Sandro Coral.
Estiveram presentes representantes da Autarquia, o superintendente do Saae, Eng. Sandro Coral, Vanessa Cristina do Carmo Kühl, superintendente Adjunta, Roberto Polga, especialista em Gerenciamento de Recursos Hídricos e o Técnico de Controle de Qualidade da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE –MAC), Rafael Duarte Rossi.
O encontro contou também com as participações do secretário de Governo, Renato Orlando Stochi, ARES PCJ e representantes das empresas: Celulose Irani S.A, Esplendor Tratamento de Superfície, Lumegal Galvanização, Blanver Unidade de IFA, Flabeg Brasil, AAM – American Axle & Manufacturing, John Deere Brasil, Schott Flat Glass, Schott/SAI – BS, Glasshield Security Products Ltda, NR Condominio/NR Construtora, Innara Indústria Nacional Aramados, Corpus Saneamento e Obras Ltda. e Eldor do Brasil.
O intuito desse primeiro encontro, além de conscientizar sobre os benefícios ambientais de se buscar novas formas de uso da água para o aumento da disponibilidade hídrica, foi verificar o interesse das empresas em aderir ao projeto para que possa ser colocado em andamento a segunda fase, que visa a busca de recursos para construção de um reservatório regional e implantação de redes para distribuir essa água diretamente na indústria.
Todos os presentes mostraram grande interesse em aderir, uma vez que além das questões ambientais, a utilização da água de reuso será distribuída com uma tarifa muito inferior a tarifa da água potável, que ainda será definida junto à Ares PCJ, mas que deve chegar próximo aos 70% mais barata.
Com a ampliação da ETE –MAC, que permitirá Indaiatuba tratar 100% do esgoto coletado, com uma eficiência de 99%, a Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), também foi ampliada e modernizada, contando agora com membranas ultra filtrantes que melhoram a qualidade da agua de reúso o que fica também mais atrativo seu uso, pois diminui a necessidade de muitas adequações pelas indústrias para sua utilização.
Novos encontros serão realizados e todos os empresários estão convidados a participar. As datas e horários das próximas reuniões serão divulgadas posteriormente.

Benefícios da utilização da água de reuso
  • atendimento ao princípio adotado pela ONU, em 1958, de que  “não se deve utilizar águas de melhor qualidade para usos que tolerem águas de qualidade inferior”;
  • aumentar a quantidade de água potável para o abastecimento público;
  • melhorar a qualidade da água dos mananciais, em função da redução dos lançamentos de efluentes.
  • redução dos custos de produção (água, energia, sistemas de tratamento);
  • utilização da melhor tecnologia disponível, práticas de produção mais limpa;
  • conformidade ambiental, facilidade de inserção de produtos em mercados mais exigentes;
  • aumento da competitividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba