Pular para o conteúdo principal

Projeto Floresta Urbana é implantado no Distrito Industrial Domingos Giomi


 

Rua Arthur Barbarini já recebeu 36 mudas de espécies diversas

 

O local escolhido para implantação do Projeto Piloto Floresta Urbana de 2021, foi a rua Arthur
Barbarini localizada no Distrito Industrial Domingos Giomi, a maior área industrial do município. 
A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já realizou o plantio de 36 mudas de árvores de grande porte no local e o trabalho deve ter continuidade nos próximos anos.  

À princípio o plantio atendeu uma área de 300 metros lineares, sendo 200 de calçamento somados os dois lados da rua, e mais 100 metros de canteiro central. Conforme informou o secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, por ser uma região extensa, os plantios do Floresta Urbana na rua Arthur Barbarini devem continuar nos próximos anos. 

A rua é a principal via que faz a ligação entre a área residencial e a área industrial do município e é a principal rota dos trabalhadores do Distrito Industrial. Além de ser uma das principais entradas da cidade, a via está no meio urbano em área que contém sinalização de trânsito, fiação, estacionamento e passeio, o que a torna ideal para a implantação do projeto, pois permite mostrar à população o conceito da Floresta Urbana.



As espécies escolhidas foram aroeira, pata de vaca, alfeneiro, ipê branco, ipê amarelo, quaresmeira, loufantera e escova de garrafa. A escolha das mudas foi realizada de forma criteriosa, visando selecionar mudas de alta qualidade do viveiro existente na Secretaria, onde foi realizada uma análise do solo e preparação do mesmo para o plantio. Houve acompanhamento técnico respeitando as necessidades hídricas, solares e a exigência nutricional para que houvesse controle de pragas, doenças e fungos amento do plantio e desenvolvimento das mudas.

A Floresta Urbana traz diversas vantagens para o município como a conservação da biodiversidade como espécie de pássaros, insetos e plantas, além de diminuir a poluição química e sonora e o efeito de ilha de calor.

Em Indaiatuba, o projeto segue as diretrizes do Plano Municipal de Arborização. O Projeto é um trabalho continuo no município e tem a proposta de atender as regiões com índices menores de arborização. O projeto já atendeu o Residencial Nova Veneza; Residencial Jardins do Império; Jardim dos Sabiás; Bosque do Saber, Jardim Park Real e Bela Vista.

 

 

Fotos: arquivo  RIC/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba