Pular para o conteúdo principal

SAAE INDAIATUBA RECUPERA MAIS DUAS NASCENTE NO PARQUE DAS FRUTAS

 


O Departamento do Meio Ambiente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), recuperou mais duas nascentes no Parque das Furtas, totalizando cinco. Uma delas está aberta para visitação pública, essa possui uma trilha ecológica para que a população possa conhecer o local. Equipes da autarquia realizam a manutenção periódica nas nascentes, ação fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água, por isso os trabalhos são constantes.

De acordo com o tecnólogo em Gestão Ambiental, da Autarquia, Ildo de Sousa Dias, responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente, tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, a recuperação das nascentes é uma das preocupações da Administração Pública.

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

“A natureza está sempre disposta a fornecer uma quantidade enorme de recursos para suprir as diversas necessidades humanas. Um dos modos como ela faz isso é por meio do solo, não só produzindo alimentos, como também fornecendo água. Essa é uma das principais razões de a preservação das nascentes ser tão importante”, diz o Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla.

O Programa de Recuperação de Nascentes tem ações continuas e essa preocupação se deve ao enorme número de fontes de água contaminadas e ao acúmulo de terra, areia e detritos nos olhos d’água, associado ao desmatamento, que vem causando a seca de uma grande parcela de nascentes, o que afeta diretamente toda a população.

Nos últimos anos o Saae realiza serviços de preservação e recuperação das nascentes e para a estabilidade dos serviços, já realizados, existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa.

São realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

O proprietário rural que tiver interesse em aderir ao programa deve procurar o Saae e manifestar seu interesse para que os técnicos do Setor de Meio Ambiente visitem a propriedade e realizem estudo de caso e proposta de recuperação da área.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba