Pular para o conteúdo principal

SAAE Indaiatuba alerta para limpeza das caixas d'água afim de evitar proliferação do Aedes aegypti

 


Mosquito é o vetor da dengue, que pode ser fatal e a prevenção é a melhor forma de combater a doença

Com a crescente proliferação do mosquito da dengue no município, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) vem alertar os munícipes sobre a importância de manterem suas caixas d'água limpas e fechadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O mosquito Aedes aegypti é o vetor da dengue, uma doença viral que pode ser fatal em casos mais graves, e a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Dentre as medidas preventivas, está a limpeza e vedação das caixas d'água, que são um dos locais favoritos para a antecipação do mosquito.

Saae enfatiza que a limpeza das caixas d'água deve ser feita regularmente, a cada seis meses, no mínimo. Além disso, é importante verificar se as tampas estão bem fechadas e utilizar telas onde o reservatório não tem tampa, pois qualquer abertura pode permitir a entrada do mosquito.

A proposta da autarquia é somar esforços junto à Prefeitura de Indaiatuba e todos os outros órgãos municipais para promover a conscientização da população sobre a importância da prevenção da dengue. Além da limpeza das caixas d'água, outras medidas preventivas incluem evitar o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, latas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

O superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, aponta a importância em adotar medidas preventivas, como a limpeza da caixa d'água, que é um dos principais locais de reprodução do Aedes aegypti nas residências.

“A falta de limpeza da caixa d'água pode levar ao acúmulo de sujeira, detritos e resíduos orgânicos, que proporcionam um ambiente ideal para a proteção do mosquito. Além disso, a água armazenada pode ficar estagnada por muito tempo, o que aumenta ainda mais o risco de contaminação. Juntos podemos combater o mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos fazer a nossa parte e manter a caixa d'água sempre limpa e fechada”, alerta Salla.

Dicas 

- Manter as caixas d’água sempre limpas e fechadas; se possível, colocar tela entre a tampa e a caixa;

- Guardar garrafas viradas para baixo;

- Não deixar água parada em vasos e pneus;

- Colocar areia nos pratos de vasos;

- Deixar as calhas sempre limpas;

No site do Saae você encontra informações de como fazer a limpeza, além de outras dicas úteis https://saae.sp.gov.br/dicas-uteis/.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba