- Da Caixa de Chegada, o esgoto é enviado ao
- Gradeamento Grosseiro, onde os sólidos até 30 milímetros são retidos, seguindo em direção à
- Estação Elevatória de Esgoto Bruto, de onde é recalcado para o tratamento preliminar, para retenção de sólidos até 6 milímetros (Gradeamento Fino).
- Para medir a vazão de entrada, o esgoto passa pela Calha Parshall, que o conduz aos
- Desarenadores, onde a areia e demais materiais sedimentáveis são retirados.
- O tratamento biológico tem início quando o esgoto é então despejado em Duas Lagoas de Lodo Ativado, medindo, cada uma, 171 metros de comprimento por 67 metros de largura e até seis metros de profundidade.
- O tratamento biológico é complementado pelos Decantadores, responsáveis pela remoção mecânica do lodo e escumas.
- A ETE Mário Araldo Candello conta ainda com outras duas Lagoas de Retenção, para serem usadas, em caso de necessidade, na remoção mecânica do lodo. No futuro, poderão ser utilizadas também para ampliar a vazão de tratamento.
- Para injetar ar comprimido nas lagoas, o sistema de aeração conta com a Casa dos Sopradores, equipada com sete sopradores completos.
- Após o tratamento, outra Calha Parshall (2) irá medir a vazão de saída de esgoto tratado, antes de seu lançamento no Rio Jundiaí.A ETE Mário Araldo Candello conta ainda com um sistema de desidratação de lodo omposto por doisAdensadores, Tanque de Armazenagem de Lodo, Casa de Desidratação e ampla área ajardinada.Além de uma ponte de acesso para travessia do Córrego do Barnabé, fazem parte das instalações a portaria, um sofisticado Laboratório de análises de efluentes, dotado de auditório com 50 lugares, Estação de Tratamento de Água de Reuso, Reservatório Elevado, e Subestação de Energia.Fonte: Site Saae Indaiatuba
Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas, também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...
Comentários
Postar um comentário