OBJETIVO - Em 7 de junho de 2006, data em que comemorou seus 60 anos, o Grupo Pão de Açúcar inaugurou o primeiro supermercado verde da América Latina, em Indaiatuba, no Estado de São Paulo. Reconhecido pelo seu pioneirismo na área de responsabilidade socioambiental, com o lançamento da Loja Verde, cujo investimento foi de R$ 7,5 milhões, o Pão de Açúcar conseguiu reunir, em um único espaço, práticas de sustentabilidade realizadas pela rede, avançando ainda mais com uma série de inovações de estímulo ao consumo consciente e desenvolvimento social. O objetivo não é mais atuar unicamente como um comerciante, mas sim como um varejista preocupado em criar relacionamentos duradouros com os consumidores, com a comunidade e com o meio ambiente. Ao lançar a primeira Loja Verde da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar trouxe à luz sua política de responsabilidade socioambiental estruturada sob três grandes causas: Somar Qualidade de Vida; Dividir com a Comunidade; e Multiplicar a Consciência no Consumo. Com posicionamento de liderança em sustentabilidade no varejo, a Loja Verde tem como intuito incorporar a sustentabilidade na experiência cotidiana de compra, envolvendo os stakeholders, promover o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.
PLANO Para a adoção do projeto, o Grupo Pão de Açúcar estudou todas as iniciativas verdes viáveis para o negócio, valorizadas pelo cliente, e que trouxessem benefícios à sociedade e ao meio ambiente. A avaliação dessas boas práticas sustentáveis teve como ponto de partida o conceito dos Três Erres: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, com vistas a atingir os seguintes objetivos:
Disseminar os valores e práticas sustentáveis que envolvem a implantação e funcionamento da loja perante todos os públicos de contato, incluindo os colaboradores e crianças que participaram de programas específicos.
Reduzir os resíduos de operação e provenientes do consumo com o envolvimento de todos os agentes, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros.
Dispor de amplo sortimento de produtos orgânicos e naturais e de fornecimento local;
Aumentar a eficiência no uso de recursos naturais, com utilização de energias alternativas e racionalização no uso de água.
Oferecer alternativas viáveis e sustentáveis para o transporte de mercadorias com mais opções em embalagens ecológicas e redução de sacolas plásticas.
Dispor de Estações de Reciclagem como estímulo ao correto descarte das embalagens.
O Pão de Açúcar avaliou também os hábitos dos consumidores, o futuro e as tendências de consumo e elegeu 60 ações de grande relevância para o negócio, possíveis de serem replicáveis a outras lojas e bandeiras da empresa e que contaram com total adesão dos públicos envolvidos.
EXECUÇÃO A primeira iniciativa foi treinar todos os funcionários sobre a importância das ações sustentáveis trilhadas pelo Grupo, que geram menos impactos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, colaboram com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade. São eles os responsáveis na reciclagem de 90% do lixo, incluindo material orgânico. Os funcionários do Grupo Pão de Açúcar lojas, centros de distribuição e sede também foram informados sobre os diferenciais da nova loja e como podem atuar como agentes de disseminação das propostas e inovações previstas para a Loja Verde. Ferramentas de comunicação interna foram adotadas, além da realização de treinamentos e encontros motivacionais com todos os colaboradores da loja. A empresa também trabalhou em parceria com os órgãos públicos municipais e com o envolvimento das autoridades das mais diversas esferas canais fundamentais para o desenvolvimento do trabalho com as comunidades. O primeiro passo foi uma parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba para conhecimento das principais ações voltadas para o meio ambiente e para a comunidade e depois o engajamento, sempre envolvendo o tema Loja Verde/ Grupo. Desde sua concepção, o projeto da primeira Loja Verde da América Latina teve o compromisso de buscar e aplicar critérios reconhecidos de sustentabilidade. É o caso, por exemplo, da construção que utilizou as premissas do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que privilegia melhor qualidade ambiental interna, eficiência energética, racionalização do uso de água, sustentabilidade de espaço e materiais, garantindo conforto, qualidade dos produtos e operação com padrão de excelência. Segundo o USGBC (United States Green Building Council), com o sistema LEED é possível perceber maior satisfação dos clientes, redução dos problemas de saúde e maior produtividade dos colaboradores. Nesse ambiente diferenciado, com cerca de 1.600 m² de área de vendas, reuniu-se um mix de 20 mil itens distribuídos em gôndolas, grande parte confeccionada em madeira certificada pelo FSC Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e que emolduram um grande sortimento de produtos orgânicos, naturais e funcionais. Nos corredores da loja, circulam carrinhos de compra 100% confeccionados em material reciclado. Também foram instaladas Estações de Reciclagem para que os consumidores e todos aqueles que se relacionam com a loja possam conhecer e participar das ações, em todos os cantos da Loja Verde, há muita informação. Clara, simples e precisa. Soluções criadas especialmente para essa loja ajudam a esclarecer, mobilizar e despertar os clientes para a oportunidade de mudança e melhoria no comportamento de consumo.
RESULTADOS Após nove meses de funcionamento, a Loja Verde exibe um percentual de economia de água de 27% e de até 38% de energia em relação a uma loja Pão de Açúcar comparável. Algumas iniciativas já foram colocadas em prática em outras lojas da rede. Elas incluem a comercialização de produtos locais, a redução de sacolas plásticas e o uso de lâmpadas ecoeficientes, além da transmissão dessas iniciativas aos colaboradores e aos fornecedores, que também aderiram às práticas sustentáveis. Outros números gerais que mostram a economia da Loja Verde são:
Redução de gás carbônico: 34 mil toneladas/ano, ou o equivalente ao reflorestamento de 190 mil árvores.
Sacolas retornáveis 3.000 unidades vendidas.
Resíduos reciclados 240 toneladas (entre recicláveis e orgânicos).
Caixa Verde 21.155 embalagens.
Pequeno Cidadão 4.000 alunos já participaram do programa.
Hoje, o projeto está em operação em outras 18 lojas da bandeira Pão de Açúcar. O Grupo Pão de Açúcar se destacou em comunicação com os seus vários públicos e é, até hoje, um dos temas mais lembrados pela imprensa de todo o país ao pensar em sustentabilidade e varejo. Graças à repercussão do tema na imprensa e perante a sociedade, é cada vez maior o número de convites e solicitações de representantes da empresa que possam apresentar o projeto para representantes dos mais diversos setores públicos e privados.
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