Indaiatuba saltou da 97ª para a 69ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2012 do Programa Município Verde Azul, o que significa que em um ano a cidade subiu 28 posições na avaliação do Governo do Estado de São Paulo. A secretária Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, Mariângela Gomes Carneiro, e o diretor de Meio Ambiente, Adriano Mayoral, receberam o certificado terça-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, esteve presente no evento.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) Indaiatuba está em terceiro lugar no ranking, perdendo apenas para Americana, que está em segundo na região e em 68º no Estado, e Vinhedo, que está em primeiro na RMC e em 61º no Estado.
De acordo com a secretária, o ranking mostra que o município está no caminho certo também nas questões ambientais. “Nossa posição no ranking vem subindo a cada ano. Em 2010 estávamos com 80,21 pontos, em 2011 subimos para 83,81 pontos e, este ano, estamos com 85,97 pontos. Esse resultado deve-se ao compromisso assumido pelo município com o meio ambiente, não apenas por parte da Prefeitura, mas também do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)”, justifica.
As cidades receberam uma nota ambiental que avaliou o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Todas as ações realizadas em 2012 foram avaliadas pela equipe do Programa e foram reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta edição do Município Verde Azul participaram 371 municípios, sendo que 134 deles conseguiram nota superior a 80 e foram reconhecidos como exemplo na área ambiental e certificados pelo Programa.
Município Verde Azul
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como objetivo descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas.
Comentários
Postar um comentário