Pular para o conteúdo principal

Indaiatuba saltou da 97ª para a 69ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2012


Indaiatuba saltou da 97ª para a 69ª posição no Ranking Ambiental Paulista 2012 do Programa Município Verde Azul, o que significa que em um ano a cidade subiu 28 posições na avaliação do Governo do Estado de São Paulo. A secretária Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, Mariângela Gomes Carneiro, e o diretor de Meio Ambiente, Adriano Mayoral, receberam o certificado terça-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul. O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, esteve presente no evento.
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) Indaiatuba está em terceiro lugar no ranking, perdendo apenas para Americana, que está em segundo na região e em 68º no Estado, e Vinhedo, que está em primeiro na RMC e em 61º no Estado.
De acordo com a secretária, o ranking mostra que o município está no caminho certo também nas questões ambientais. “Nossa posição no ranking vem subindo a cada ano. Em 2010 estávamos com 80,21 pontos, em 2011 subimos para 83,81 pontos e, este ano, estamos com 85,97 pontos. Esse resultado deve-se ao compromisso assumido pelo município com o meio ambiente, não apenas por parte da Prefeitura, mas também do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)”, justifica.
As cidades receberam uma nota ambiental que avaliou o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Todas as ações realizadas em 2012 foram avaliadas pela equipe do Programa e foram reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta edição do Município Verde Azul participaram 371 municípios, sendo que 134 deles conseguiram nota superior a 80 e foram reconhecidos como exemplo na área ambiental e certificados pelo Programa.
Município Verde Azul
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como objetivo descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba