Dentre 77 projetos inscritos na 6º Edição do Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o Saae de Indaiatuba conquistou o segundo lugar na categoria “Combate às Perdas e Racionalização”. O projeto vencedor foi o Programa de Combate às Perdas de Água. Empatados em primeiro lugar ficaram a Sanasa de Campinas e Foz do Brasil de Limeira. Em terceiro classificou-se o DAE de Jundiaí.
Salla, Gaspar e o prefeito na premiação, em Americana |
Outra classificação importante foi na área de Educação Ambiental, com o Programa Vida (Valorização Indaiatubana da Água) que dividiu o terceiro lugar com a Sabesp (a maior companhia de saneamento do País). As Prefeituras de Extrema (MG) e de Hortolândia (SP) classificaram-se respectivamente em segundo e primeiro lugar.
O Saae foi o único órgão público a ter dois projetos classificados. Os troféus foram recebidos pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), que subiu várias vezes ao palco para fazer a entrega dos prêmios aos vencedores.
Nogueira também foi homenageado como um dos prefeitos que mais tem investido em recuperação e proteção ambiental das Bacias PCJ, e pela realização de importantes obras de saneamento que estão contribuindo de forma decisiva para a total despoluição do Rio Jundiaí.
O prefeito indaiatubano esteve acompanhado pelo superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, pelo ex-superintendente da autarquia, engenheiro civil Pedro Claudio Salla, e por funcionários do Saae.
A cerimônia de premiação reuniu cerca de 400 convidados no Espaço LeBlanc, em Americana (SP). Ao todo 38 finalistas foram premiados em quatro categorias: Sociedade Civil, Iniciativa Pública, Iniciativa Privada e Pesquisa e Inovação.
Participaram da premiação empresas do porte da Petrobrás, Nívea, Rhodia, Caterpillar, Shopping Iguatemi Campinas, Kidde Brasil, Tivoli Shopping, Usina Furlan, ArcelorMittal, e instituições como a USP e a Esalq.
O principal objetivo do Prêmio Ação Pela Água é reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo a premiação considerada o Oscar da Água no Brasil.
No total, entre atuais e eleitos, 14 prefeitos estiveram presentes, prestigiando a premiação, que foi conduzida pelos jornalistas com experiência em sustentabilidade e meio ambiente, Rosana Jatobá (Rádio Globo) e Rui Gonçalves (Globo News).
Marcaram presença também o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo Júnior e representando as Secretarias de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente respectivamente, Zuleica Perez e Camilo Gava.
O prefeito Reinaldo Nogueira considerou a premiação como um reconhecimento do grande esforço feito pelo município para garantir que Indaiatuba cresça e se desenvolva com sustentabilidade.
“Fico muito feliz em ver que uma iniciativa tão importante e respeitada como esta do Consórcio PCJ reconhece que o meio ambiente está em primeiro lugar em nossa cidade, pois significa garantia de qualidade de vida para a população”.
Reinaldo agradeceu aos funcionários do Saae pelo trabalho realizado e parabenizou o superintendente engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar pela condução exemplar que está imprimindo no comando da autarquia.
Na avaliação do superintendente a premiação é justa, principalmente por acontecer na companhia de empresas e instituições tão importantes. “O que nos anima a trabalhar cada vez mais para que o Saae continue a ser uma referência de gestão, competência, dedicação e eficácia para todo o Brasil”, finalizou o engenheiro.
FOTO: Sérgio Mateus Squilanti DCS/Saae
Comentários
Postar um comentário