Pular para o conteúdo principal

SAAE conquista 2º e 3º lugares no Prêmio Ação pela Água do Consórcio PCJ


Dentre 77 projetos inscritos na 6º Edição do Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o Saae de Indaiatuba conquistou o segundo lugar na categoria “Combate às Perdas e Racionalização”. O projeto vencedor foi o Programa de Combate às Perdas de Água. Empatados em primeiro lugar ficaram a Sanasa de Campinas e Foz do Brasil de Limeira. Em terceiro classificou-se o DAE de Jundiaí.
Salla, Gaspar e o prefeito na premiação, em Americana

Outra classificação importante foi na área de Educação Ambiental, com o Programa Vida (Valorização Indaiatubana da Água) que dividiu o terceiro lugar com a Sabesp (a maior companhia de saneamento do País). As Prefeituras de Extrema (MG) e de Hortolândia (SP) classificaram-se respectivamente em segundo e primeiro lugar.
O Saae foi o único órgão público a ter dois projetos classificados. Os troféus foram recebidos pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), que subiu várias vezes ao palco para fazer a entrega dos prêmios aos vencedores.
Nogueira também foi homenageado como um dos prefeitos que mais tem investido em recuperação e proteção ambiental das Bacias PCJ, e pela realização de importantes obras de saneamento que estão contribuindo de forma decisiva para a total despoluição do Rio Jundiaí.
O prefeito indaiatubano esteve acompanhado pelo superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, pelo ex-superintendente da autarquia, engenheiro civil Pedro Claudio Salla, e por funcionários do Saae.
A cerimônia de premiação reuniu cerca de 400 convidados no Espaço LeBlanc, em Americana (SP). Ao todo 38 finalistas foram premiados em quatro categorias: Sociedade Civil, Iniciativa Pública, Iniciativa Privada e Pesquisa e Inovação.
Participaram da premiação empresas do porte da Petrobrás, Nívea, Rhodia, Caterpillar, Shopping Iguatemi Campinas, Kidde Brasil, Tivoli Shopping, Usina Furlan, ArcelorMittal, e instituições como a USP e a Esalq.
O principal objetivo do Prêmio Ação Pela Água é reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo a premiação considerada o Oscar da Água no Brasil.
No total, entre atuais e eleitos, 14 prefeitos estiveram presentes, prestigiando a premiação, que foi conduzida pelos jornalistas com experiência em sustentabilidade e meio ambiente, Rosana Jatobá (Rádio Globo) e Rui Gonçalves (Globo News).
Marcaram presença também o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo Júnior e representando as Secretarias de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e de Meio Ambiente respectivamente, Zuleica Perez e Camilo Gava.
O prefeito Reinaldo Nogueira considerou a premiação como um reconhecimento do grande esforço feito pelo município para garantir que Indaiatuba cresça e se desenvolva com sustentabilidade.
“Fico muito feliz em ver que uma iniciativa tão importante e respeitada como esta do Consórcio PCJ reconhece que o meio ambiente está em primeiro lugar em nossa cidade, pois significa garantia de qualidade de vida para a população”.
Reinaldo agradeceu aos funcionários do Saae pelo trabalho realizado e parabenizou o superintendente engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar pela condução exemplar que está imprimindo no comando da autarquia.
Na avaliação do superintendente a premiação é justa, principalmente por acontecer na companhia de empresas e instituições tão importantes. “O que nos anima a trabalhar cada vez mais para que o Saae continue a ser uma referência de gestão, competência, dedicação e eficácia para todo o Brasil”, finalizou o engenheiro.

FOTO: Sérgio Mateus Squilanti DCS/Saae

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aterro Sanitário de Indaiatuba

Localizado na Rodovia João Ceccon, na divisa com o distrito de Cardeal (Elias Fausto), o aterro sanitário de Indaiatuba é o melhor avaliado da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com nota 9,8, atribuída pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo. Recebe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo domiciliar coletado no município. Cerca de 200 contêineres instalados no Centro da cidade facilitam a coleta. O  lixo é depositado em valas impermeabilizadas por uma manta especial, que evita o contato direto com o solo e a contaminação do lençol freático.. Dutos instalados no local canalizam o chorume, resultante da decomposição do lixo, para duas lagoas,  também impermeabilizadas. Posteriormente, o chorume é retirado por caminhões tanque e enviado para tratamento adequado em empresa especializada. Um aterro sanitário pode ter até nove camadas; o de Indaiatuba já está na sétima, o que ress...

Descarte correto de lixo em Indaiatuba - Confira os endereços dos ecopontos

Descarte lixo e objetos de forma correta. Não jogue nas calçadas, terrenos, praças e vias públicas! Além da poluição visual, o descarte irregular entope bueiros e galerias pluviais da cidade, gerando enchente e risco de doenças. Eles também podem ser carregados pelas águas das chuvas até nossos mananciais, causando assoreamento e poluição. A Prefeitura oferece gratuitamente serviços para o descarte correto. Confira: Ecopontos: sejam subterrâneos ou de alvenaria, no local é pe rmitido o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas. O ideal é que o vidro quebrado seja colocado em uma embalagem de papelão para não se misturar com os outros materiais e evitar acidentes na triagem. Confira os endereços dos ecopontos no link  https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/ . Cata-Bagulho: a operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velho...

Represas do Cupini e Morungaba.

A Represa do Cupini, no Bairro Tombadouro, desde 1937, abastece o primeiro sistema de água encanada de Indaiatuba. Ela é reforçada pela Represa do Morungaba, localizada na divisa com o município de Itupeva. Em conjunto, são responsáveis por 18,46% do abastecimento do município. foto comunicacao saae indaiatuba